Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page



ONLINE
6





Partilhe esta Página

 

 


Batismo com o Espírito Santo
Batismo com o Espírito Santo

Batismo com o Espírito Santo 

Mateus: 3:11

         O Batismo com o Espírito Santo é o cumprimento da promessa do Pai, a expressão dos méritos de Cristo e a feliz experiência de muitos salvos, (At.2:1, 8).

         No dia de pentecostes ocorreu um dos maiores e eventos da Igreja Cristã. Aos quase cento e vinte, homens e mulheres, que esperavam no cenáculo, veio uma experiência que resultou em completa mudança de suas vidas, não eram mais aqueles de outrora.

  • O que Batismo com Espírito Santo: O batismo com Espírito Santo é um ato de Deus pelo qual o Espírito vem sobre o crente e o enche plenamente. É a vinda do Espírito Santo para encher e apoderar-se do filho de Deus como propriedade exclusiva sua.

O Espírito Santo outorga os seus variados ministérios de acordo com a sua vontade soberana dando aos crentes poder para testemunhar de Cristo na proclamação do seu evangelho para isto é dado pelo Espírito Santo lábios ungidos (At. 2.4 – 8.5-8)

  • A santificação e o Batismo: Alguns grupos designam como batismo à experiência que chamamos de sofisticação. Em sentido amplo, o batismo no Espírito Santo exerce grande poder santificador na vida do crente, mas primeiramente, o ministério de santificação do Espírito Santo é diferente disto.
  • Qual o propósito do Batismo: Jesus indicou o principal propósito do batismo no Espírito Santo que os discípulos haviam de receber. De acordo com as palavras do Senhor, o principal propósito desse batismo seria torná-los testemunhas poderosas de Jesus em toda a terra (At. 1.8).

 

Dons Espirituais

 

  • Porque precisamos dos dons Espirituais? O cristão tem feito esta pergunta e respostas mais diversas tem se dado. Alguns crendo que já se passou a época dos milagres considera-na irreverente, porque deveríamos preocupar-nos com uma coisa que não podemos ter? Outros embora duvidem da validade dos dons espirituais reconhecem que falta alguma coisa em sua vida espiritual.

Possivelmente tiveram um encontro pessoal com o Espírito Santo, mas continuam meio confusos a cerca do que lhe sucedeu.

  • Porque precisamos dos dons Espirituais? Gostaria de examinar aqui quatro razões principais.
  1. São partes de nossa herança espirituais: a idéia de que o batismo com o Espírito Santo da ao crente acesso aos dons sobrenaturais do Espírito, é geralmente aceita. Trata-se da capacitação espiritual que Jesus prometeu aos seus discípulos pouco antes de sua ascensão. “Eis que envio sobre vós a promessa de meu pai, permanecei, pois na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lc. 24:59). O próprio fato de Jesus insistir em que eles permanecessem em Jerusalém indica claramente que embora ele já os houvesse incumbindo de pregar o evangelho Mc. 16:15, queria que antes eles tivessem uma experiência com o poder sobrenatural do Espírito santo.
  2. São recursos Sobrenaturais: embora nós todos acreditemos que “para Deus tudo é possível” Mc. 10:27; parece-me que alguma das bênçãos de  Deus para nós somente nos tornamos accessíveis depois de transpormos o portão do “Batismo com Espírito Santo”.
  3. São armas Espirituais: nossa necessidade dos dons do Espírito Santo nunca é mais evidente do que quando lidamos com pessoas que se acham cativas de satanás pelo triste testemunho de tais pessoas bem como pela mensagem das escrituras, sabemos que satanás opera milagres e é muito habilidoso no manejo de seu próprio arsenal de dons espúrios. Hoje em dia inúmeras pessoas sendo atraídas para as manifestações dos poderes ocultos que se acham por toda parte, coisas como astrologia, horóscopos, adivinhações, ioga, feitiçaria, e até mesmo a adoração direta a satanás continuam a proliferas entre nós.

Nós nos achamos empenhados numa guerra, travada entre o reino de Deus e o de satanás, e como o diabo é um inimigo sobrenatural, que usa de força sobrenatural para atacar o povo de Deus, é imperioso que lancemos mão das armas sobrenaturais que o Senhor nos oferece nos dons do Espírito Santo.

  1. São um sinal para o mundo: até hoje muitos crentes apresentam poucas evidencias de que vivem de modo diferente dos não – crentes. Certamente isso não constitui um testemunho da “Santidade” dos incrédulos: antes é um triste reflexo da falta de poder na vida de muitos crentes.

Precisamos compreender que um mundo confuso e desesperado como o nosso não se deixaria impressionar por uma teologia certinha e por belos ritos religiosos, ele clama por milagres de cura que venham sanar suas feridas, e por um amor imorredouro, que acabe com sua agonia. Em resumo ele anseia por um evangelho que opere milagres que ofereça continuamente uma prova de seu poder transformador, uma evidencia de que o crucificado de Jerusalém ainda esta vivo, e reina.

  • Tem o poder de restaurar os homens: Deus está restaurando a temperatura normal do corpo de Cristo. Um dos principais meios que ele esta usando para isso é o ressurgimento dos dons do Espírito Santo. Que Deus nos conceda sabedoria e coragem para aceitarmos plenamente seus propósitos para nós e para toda a Igreja. “Parece que a temperatura media das igrejas é tão baixa, que quando aparece alguém com a temperatura normal, todos pensam que ele esta com febre”.

Os dons espirituais se dividem em 9, mas temos que ter sabedoria ao pedirmos os dons do Espírito Santo. Os dons do Espírito devem ser desejados e buscados na ordem e proporção em que mais sejam edificantes e benéficos para a Igreja.

  • Os frutos do Espírito: devem ser manifestos, cultivados e cuidadosamente guardados como adorno resultante de uma vida cheia do Espírito e evidencia constante, eloqüente e irrefutável disso.

O salvo é chamado a viver e andar pela fé e no Espírito Gl. 5.16,26. A pessoa que depende do Espírito Santo alcança duas bênçãos.

  1. Vitória sobre as obras da carne (V.16)
  2. Tem o fruto do Espírito (Vs. 22-23).

Assim como só usa os dons do Espírito Santo quem é batizado pelo Espírito Santo, da mesma forma o fruto do Espírito Santo só é manifestado na vida da pessoa que tem o Espírito e depende dele.

O fruto do Espírito é a manifestação do próprio Cristo em nós, expressando amor, gozo paz longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio diante dos homens e de Deus.